sexta-feira, 1 de maio de 2009

IMAGEM EM FOCO - INTERTEXTUALIDADE

A obra e seu criador













A tela acima, intitulada Os fuzilamentos de 3 de maio de 1808, é obra do pintor espanhol Franciaco de Goya. Datada de 1814, a tela a óleo mede 266 x 345 cm e pertence ao acervo do Museu do Prado, Madrid, Espanha.


Goya nasceu em 1746, e Saragoça (Espanha) e morreu em 1828, em Bordéus (França, onde viveu os últimos anos de sua vida, num exílio voluntário, por não concordar com o governo despótico de D. Fernando VII. Desde 1792 estava absolutamente surdo em consequência de grave enfermidade, o que não o impediu de assumir, em 1799, o papel de primeiro pintor da corte espanhola.

O tema histórico

O título da tela nos remete a um fato histórico, datado e localizado, que serviu de pretexto para Goya se manifestar contra os horrores de uma dominação violenta e insana. A tela grita silenciosamente: impossível ficar alheio ao desespero dos homens que estão sendo fuzilados. No entanto, conhecer o episódio e jogar informações sobre a tela nos permite dialogar com a obra, ampliar a nossa leitura de mundo e a leitura da tela. Para conhecer melhor pesquise!

A obra prima é atemporal e universal

Para conhecer o fato e o contexto histórico que geraram a obra é fundamental. Mas a verdadeira obra de arte não se sujeita aos limites de tempo e espaço; ela é atemporal e universal porque registra algo que faz parte da essência e condição humana e, por isso mesmo, mexe com a sensibilidade e com a consciência de qualquer ser humano.

Plano geral


Ao defrontarmos com a tela de Goya, somos dominados por algumas sensações e sentimentos: horror, indignação, revolta, repugnância, compaixão, solidariedade. Se há uma aprente contradição nessa lista, é compreensível; analisando a tela em seu conjunto, percebemos que ela está centrada em duas antítese: vítma x assasinos, claro x escuro, o que potencializa o tom dramático e teatral da cena. Que tal, você investigar na tela os assasinos; as vítmas; o escuro e o claro?

O equilíbrio

O conjunto é muito equilibrado, ou seja, os conteúdos estão bem distribuidos pelo espaço físico da tela. Só por uma questão didática, vamos dividir a tela em quatro pertes iguais.

  • A noite absoluta, sem lua nem estrelas.

  • A colina iluminada nas proximidades do homem de camisa branca; vai escurecendo à medida que se distancia do homem.

  • A noite absoluta, sem lua e sem estrelas.

  • A cidade às escuras; nenhum sinal de luz; a cidade não tem consciência do que acontece ao seu povo.

  • O espaço das vítmas, de onde se irradia a luz;

  • Vários tipos humanos dão peso e este quarto da tela.

  • É o fragmento mais agônico e trágico da tela.

  • O outro espaço apresenta a massa mais compacta da obra, formada pelo conjunto de soldados.

  • O lampião suavisa o peso deste fragmento.

Descubra quem é responsável por esse equilíbrio?

O ponto de vista do observador

É sempre interessante notar onde o artista posiciona o observador. Nesta tela de Goya, nós observamos a cena "em diagonal", ou seja, o artista "puxou um pouco" o canto direito da cena em direção ao observador: por isso vemos soldados quase de costas e as vítmas, de frente. Outro aspecto importante, que aumenta o horror, é que o observador está muito próximo da cena.

Dê seu ponto de vista sobre:

  • O primeiro soldado, as baionetas caladas, homem morto, as bocas fechadas, cristianização, caricaturas.


A herança de Goya: intertextualidades


O fascínio que o escritor exerceu sobre os pintores das mais variadas tendências pode ser constatado em diversas telas. Veja a seguir, dois belíssimos exemplos que retomam Os fuzilamentos de 3 de maio: a tela Execução do Imperador Maximiliano, pintado pelo impressionaista francês Edouard Manet, em 1867, e Guernica, pintada pelo cubista Pablo Picasso, em 1953.





Execução do Imperador Maximiliano de Édouard Manet em 1867.
Fonte Google











Guernica de Pablo Picasso, em 1937.
Fonte Google.











Fonte: De Nicola, José
Português: ensino médio, volume 1/José de Nicola. São Paulo: Scipione, 2005.

2 comentários:

  1. Olá pessoal!
    Vocês estão a todo vapor, hein?
    Parabéns Profª Mércia, eu só podia esperar isso de vc! Rsrsrsrsrs.

    Bjs,

    Pró Lúcia
    Professora Colaboradora do NTE

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  2. Olá Pessoal,

    Gostei de ver! Continuem assim, animados, postando os trabalhos.
    Parabéns!

    Bjs,

    Profª Lúcia Dantas
    Colaboradora do NTE

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